- Ano: 2017
-
Fotografias:Albano Garcia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada dentro de um bairro fechado em Francisco Álvarez, região oeste da província de Buenos Aires, num lote de esquina de 750 m2, apresentando a particularidade de ter somente um vizinho, já que em frente, o terreno encontra-se com um espaço de expansão comum.
A proposta surgiu como resposta às condições que o próprio lote nos impôs; uma moradia fechada em ambas as ruas conferindo privacidade para a vida cotidiana, potencializada por sua orientação sul e abertura nos lados opostos, permitindo ainda a entrada do sol nos ambientes e integrando o exterior aos espaços interiores através das vistas para o parque.
Por trás do muro cego de concreto aparente no térreo, está localizada a sala de estar, jantar e a cozinha, todos esses ambientes abertos para o lado oposto com janelas de correr que "desaparecem" permitindo a integração total com o exterior e sob uma cobertura que muda sua altura com uma leve inclinação, fazendo com que os espaços de maior hierarquia sejam mais altos. O restante do térreo é complementado com um espaço de estacionamento, lavanderia e banheiro de serviço.
O muro de concreto, além de proteger a privacidade da moradia, serve como apoio do mobiliário e da escada. A planta superior é conformada por duas caixas brancas de coberturas inclinadas conectadas por um elemento de madeira onde estão localizados um pequeno estúdio, a chegada da escada e o corredor. Uma das caixas contem duas habitações e um banheiro e a outra a suíte principal com closet.
Como no térreo, os serviços estão voltados para o sul, aproximando-se da rua enquanto os dormitórios abrem-se ao jardim e ao sol. O desenho da casa foi resultado das condições impostas pela implantação e pela forma de vida dos seus proprietários, junto com a naturalidade de cada material utilizado e a busca por integração com a paisagem circundante. O jogo entre geometrias, transparências e reflexos realça a arquitetura da moradia.